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Publicado em 30 de jun de 2025 às 08:00
Valores foram definidos pela Artesp e publicados no Diário Oficial do Estado
Itaquaquecetuba, 30 de junho de 2025 - A partir de terça-feira (1º/julho), as tarifas de pedágio do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto sofrerão reajuste, conforme previsto em contrato. Os novos valores foram autorizados pela Artesp (Agência Reguladora de Transportes de São Paulo) e publicados no dia 23 de junho, no Diário Oficial do Estado.
Os reajustes consideram a recomposição inflacionária nos últimos 12 meses (de junho de 2024 a maio deste ano) e estão baseados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), conforme prevê o contrato. Confira tabela abaixo:
Rodovia | Praça | Localização | Cobrança | Tarifa antiga (passeio) | Tarifa nova (passeio) |
Ayrton Senna SP 070 | Itaquaquecetuba | KM 32+900 | Bidirecional | 5,40 | 5,70 |
Ayrton Senna SP 070 | Guararema | KM 57+800 | Bidirecional | 5,10 | 5,40 |
Carvalho Pinto SP 070 | São José dos Campos | KM 92+500 | Bidirecional | 5,10 | 5,40 |
Carvalho Pinto SP 070 | Caçapava | KM 114+000 | Bidirecional | 5,20 | 5,50 |
Ao longo de 16 anos de concessão, a Ecovias Leste Paulista investiu mais de R$ 2,9 bilhões em obras de infraestrutura e serviços de apoio ao usuário. Entre as melhorias realizadas estão um amplo programa de renovação de todo o pavimento da rodovia, projeto que está em fase final no trecho da Ayrton Senna e o prolongamento da rodovia Carvalho Pinto, com 10,7 km de novas pistas; a implantação das 5ª e 6ª faixas na rodovia Ayrton Senna, entre os km 11 e 19; e a construção de uma terceira faixa na região de Mogi das Cruzes, entre os km 45 e 56. Essas intervenções ampliaram a capacidade de tráfego no corredor, melhorando a fluidez, a segurança e o conforto para os mais de 230 mil motoristas que circulam diariamente pelas vias.
Outro ponto fundamental é o atendimento realizado na rodovia. Nesse período de 16 anos com operação 24 horas por dia, foram realizados quase 2 milhões de atendimentos na rodovia, entre socorros médicos, mecânicos e guinchamentos. Para esse trabalho, a Ecovias Leste Paulista conta com mais de 90 câmeras de monitoramento, 28 veículos para socorro na rodovia e 5 bases de atendimento a usuários (SAU).
Nesse ano, a Ecovias Leste Paulista está concentrada nas obras de pavimento da rodovia Carvalho Pinto, entre os km 74 e 134, além de melhorias na interligação com a BR-116. As intervenções ocorrem prioritariamente no período noturno para reduzir impactos no tráfego e utilizam soluções sustentáveis como asfalto-borracha e RAP espumado.