Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para mais informações, consulte também o "X", antigo Twitter e o mapa interativo do site.

Assessoria de imprensa: imprensa@ecopistas.com.br

Feriado da Consciência Negra termina sem mortes no Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto

Publicado em 25 de nov de 2025 às 10:00

Período registrou 686 mil veículos nos dois sentidos, com aumento nos atendimentos e redução nos acidentes

A Ecovias Leste Paulista, administradora do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, contabilizou a passagem de mais de 686 mil veículos em suas praças de pedágio sentido interior, durante o feriado da Consciência Negra, entre os dias 19 e 23 de novembro.

O número ficou dentro da expectativa da concessionária, que previa que até 699 mil veículos seguiriam em direção às cidades do Vale do Paraíba, Alto Tietê, região serrana de Campos do Jordão, além do Litoral Norte de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O pico do movimento no sentido interior aconteceu entre 10h e 11h, da quinta-feira, quando 11.584 mil veículos passaram pelas praças de pedágio. Já no retorno dos turistas em direção a São Paulo, o momento de tráfego mais intenso aconteceu entre 11h e 12h, de domingo, com a passagem de 12.713 mil veículos nesta hora.

Atendimentos e acidentes

Durante o feriado prolongado, as equipes da Ecovias Leste Paulista prestaram 650 atendimentos, volume 18% superior ao registrado no ano anterior, que contabilizou 550 ocorrências. Desse total, 335 atendimentos foram de socorro mecânico, 267 envolvem serviços de guincho e 48 correspondem a atendimentos médicos. No mesmo período, foram registrados 30 acidentes, com 12 pessoas feridas e nenhum óbito, resultado que reforça a redução na gravidade das ocorrências ao longo da operação.

No período, foram contabilizados 30 acidentes, número 3% menor do que o registrado no feriado de 2024. Houve queda de 25% nos acidentes com feridos, totalizando 12 ocorrências, e redução de 100% nos casos com óbito, já que não houve mortes em 2025.

O número de acidentes com ilesos aumentou 38%, com 18 registros no período. Os resultados refletem redução na gravidade das ocorrências e desempenho positivo das ações de monitoramento e resposta da concessionária ao longo do feriado.

Nas operações deste feriado, 650 usuários precisaram de auxílio, sendo 335 atendimentos mecânicos, 267 apoios de guincho e 48 socorros médicos. No total foram contabilizados 30 acidentes, com 12 feridos e nenhum óbito.