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Publicado em 04 de jun de 2025 às 13:30
Ecovias Leste Paulista é a primeira concessionária do Brasil a adotar o sistema, com impacto ambiental, social e econômico positivos nas rodovias que administra
A EcoRodovias, maior operadora de concessões rodoviárias do país, dá mais um passo importante em sua jornada de sustentabilidade com a implementação do sistema ‘Aterro Zero’ no Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, administrado pela Ecovias Leste Paulista. A concessionária é a primeira do Brasil a adotar esse modelo de gestão, mitigando envio de resíduos para aterros sanitários. O trabalho é realizado por meio de uma parceria com o Grupo Multilixo, referência em logística circular no estado de São Paulo.
O modelo abrange a coleta, triagem, processamento e destinação dos resíduos gerados nas atividades operacionais da concessionária e ao longo das rodovias, incluindo os descartes feitos por usuários e pelas comunidades do entorno. A iniciativa traz benefícios em três dimensões: ambiental, ao reduzir a poluição, evitar a contaminação de recursos hídricos, diminuir a emissão de gases de efeito estufa e preservar recursos naturais; social, ao melhorar a qualidade de vida de comunidades próximas e incentivar a educação ambiental; e econômica, ao reduzir custos com destinação, gerar receita com recicláveis e reforçar o posicionamento da empresa como referência em sustentabilidade.
“Ao impulsionar medidas como essa, colocamos em prática nosso compromisso de longo prazo com a sustentabilidade e com a construção de um futuro mais resiliente”, afirma Monica Jaen, Diretora de Sustentabilidade da EcoRodovias. A solução contribui diretamente para os pilares da Agenda ESG 2030 da EcoRodovias, que tem como meta a reutilização ou reciclagem de 95% dos resíduos operacionais até 2030.
Diferentes tipos de resíduos comuns em rodovias são contemplados pela iniciativa, como óleo usado em geradores das bases operacionais, resíduos de atendimentos pré-hospitalares feitos pelas ambulâncias, sucata metálica de defensas amassadas e restos de poda e roçada da faixa de domínio, além de madeira de mobiliários descartados e resíduos recolhidos durante serviços de manutenção.
Também fazem parte do processo a limpeza das fossas das bases operacionais e o hidrojateamento de canaletas e bueiros, essencial para garantir o escoamento da água da chuva e prevenir alagamentos na pista.
A iniciativa proporciona ainda ganhos logísticos relevantes. Antes, os resíduos eram transportados até um aterro em Jambeiro, no Vale do Paraíba. Com a nova estrutura, o descarte passa a ser feito diretamente na Praça de Pedágio de Guararema, reduzindo a distância média de transporte, otimizando o processo e com economia de cerca de 15% em relação ao modelo anterior.
Segundo Mauricio Dantonio, gerente de Engenharia da Ecovias Leste Paulista, por mês, a concessionária retira das rodovias cerca de 80 toneladas de lixo. Somando os resíduos operacionais, são mais de 85 toneladas de resíduos que deixam de ir para aterros sanitários. “Com isso, eliminamos qualquer descarte inadequado e nos posicionamos, mais uma vez, na vanguarda da sustentabilidade”, afirma.
A iniciativa se soma a outras práticas sustentáveis da empresa, como o uso de pavimento asfáltico reciclado, técnica que reutiliza resíduos de pavimentação na produção de asfalto novo e que resultou na redução de cerca de 20% nas emissões de CO₂ durante a usinagem do asfalto aplicado nos últimos meses na Rodovia Carvalho Pinto. A empresa utiliza também o asfalto borracha, que leva pneus inservíveis triturados em sua composição.