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Assessoria de imprensa: imprensa@ecopistas.com.br
Publicado em 06 de nov de 2017 às 15:21
Empreendimento será concluído em março de 2018, com investimentos de R$ 322,8 milhões
Representantes da Ecopistas estiveram com o governador Geraldo Alckmin em visita ao prolongamento da rodovia Carvalho Pinto até a rodovia Oswaldo Cruz, nesta segunda-feira (6), para acompanhar o avanço dos trabalhos, que seguem em ritmo acelerado e dentro do cronograma firmado.
Ao todo, a Ecopistas investirá R$ 322,8 milhões no empreendimento, que contempla 10,7 quilômetros de novas pistas, sendo 8,6 quilômetros de extensão de via e 2,1 quilômetros de conexões com os trechos existentes da Carvalho Pinto e Oswaldo Cruz.
A obra, que é supervisionada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), está com mais de 80% de sua totalidade concluída. A previsão é de que o novo trecho da Carvalho Pinto seja liberado ao tráfego em março de 2018, quando os usuários contarão com alternativa mais ágil e segura para se dirigirem a cidade de Ubatuba e ao Litoral Norte de São Paulo, evitando os constantes congestionamentos no entorno de Taubaté, no trecho urbano da Via Dutra.
Atualmente, os esforços estão voltados à fase final dos serviços de terraplenagem, aos serviços de pavimentação, à execução das obras de arte especiais (pontes e viadutos) e revestimento vegetal, além da execução do entroncamento com a Rodovia Oswaldo Cruz. A previsão é de que em dois meses os dispositivos de segurança e sinalização comecem a ser implantados.
Detalhes técnicos da obra
O novo trecho da rodovia Carvalho Pinto, que compreenderá a extensão entre o km 126,1 e o futuro km 134,7, propiciará, além de agilidade no deslocamento, mais conforto e segurança aos usuários.
O empreendimento contempla pistas duplas, com duas faixas de rolamento e acostamento nos dois sentidos (litoral e Campos do Jordão), que serão segregadas por canteiro central de 11 metros de largura. Toda nova infraestrutura viária será devidamente sinalizada, com placas e sinalização de solo, e contará com dispositivos de segurança, como defensas metálicas.
Tamanha complexidade do prolongamento da rodovia Carvalho Pinto se reflete na quantidade de obras de artes especiais contempladas na obra. Ao todo, são 15, sendo 2 túneis, 5 pontes e 8 viadutos, dos quais 2 túneis e 1 viaduto estão concluídos e os demais em fase de conclusão.
Toda a extensão das novas vias será pavimentada com asfalto ecológico, também conhecido como asfalto borracha, que reutiliza pneus inservíveis. Ao todo, mais de 12 mil pneus que poderiam estar prejudicando o meio ambiente serão reaproveitados.
Números interessantes da obra
Quando da conclusão do prolongamento, cerca de 3 milhões de metros cúbicos de terra terão sido removidos, o equivalente a 250 mil caminhões carregados. Desse montante, mais de 2,680 milhões de metros cúbicos terão sido destinados a aterros necessários para nivelar o curso da rodovia – minimizar aclives e declives. Esse volume de terra encheria mais de mil piscinas olímpicas.
Para esse trabalho grandioso, foram utilizados além de 100 caminhões basculantes e 20 escavadeiras hidráulicas, 20 equipamentos ultra potentes do tipo Motoscraper, necessários em empreendimentos que, assim como o prolongamento da rodovia Carvalho Pinto, exigem movimentação de grande volume de terra, já que ao mesmo tempo que escavava o terreno também armazenava o material que era deslocado para execução do aterro. Entre os equipamentos de compactação de aterro, também foram utilizados dois rolos compactadores de alta produtividade, que desenvolvem velocidade de 60 km/h.
Para a execução das camadas de pavimento estão sendo utilizadas 3 vibro acabadoras, equipamentos estes que podem atingir uma amplitude de operação de 7,0 metros de largura, com capacidade produtiva para até 1.600 toneladas de material de base de pavimento por dia.
Confira outros números curiosos desse empreendimento (referente à obra concluída):
Quantidade de material
Proporção equivalente
6,2 mil metros de estacas para sustentação das obras de artes especiais
7,5 vezes a altura do Corcovado (RJ)
2,683 milhões de m³ de terra reutilizados em aterro
15 estádios da Vila Belmiro (Santos, SP)
31.498 m³ de concreto
Cerca de 4 mil betoneiras que em fila dariam 18 voltas do estádio do Maracanã
2,616 milhões de quilos de aço
Transformados em barras, seria correspondente a 34 vezes a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro
Assessoria de Imprensa
Tatianne Souza
Thais Saraiva