Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.
Para mais informações, consulte também o "X", antigo Twitter e o mapa interativo do site.
Assessoria de imprensa: imprensa@ecopistas.com.br
Publicado em 27 de nov de 2017 às 17:15
Iniciativa foi promovida em escolas estaduais nas proximidades das obras, em Taubaté, com o apoio da Secretaria de Ensino do Estado
A Ecopistas, empresa que administra o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, promove, nesta terça-feira (28), o encerramento de mais uma das etapas do Programa de Educação Ambiental, realizado em atendimento às condicionantes da execução do prolongamento da rodovia Carvalho Pinto até a Oswaldo Cruz.
Para marcar esse momento, a concessionária realiza ações nas duas escolas estaduais participantes do projeto em 2017, a E.E Mario Cardoso Franco e E.E Antônio Magalhães Bastos, ambas em Taubaté, às 10h e 14h, respectivamente. Durante o evento, serão inaugurados os pomares implantados e a horta comunitária, para os quais a Ecopistas contribuiu com parte do material de construção do canteiro para plantio, doação de ferramentas de jardinagem e mudas de hortaliças e frutas. Também, com a ajuda dos alunos, serão plantadas cerca de 42 mudas de árvores frutíferas nativas e exóticas, além de frutas típicas da mata atlântica, como a laranja, limão, manga, mexerica e pitanga. A intenção é que a estrutura entregue seja utilizada como laboratórios externos, possibilitando a interação entre alunos, professores e comunidade.
Programa de Educação Ambiental
O Programa de Educação Ambiental tem o objetivo de conscientizar a população do entorno das obras do prolongamento da Carvalho Pinto até a Oswaldo Cruz – obra realizada pela Ecopistas e acompanhada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) – sobre a importância da preservação do meio ambiente. O conteúdo disseminado no programa é fruto de minuciosos estudos ambientais (EIA-RIMA), realizados na região de Taubaté para garantir que a obra fosse realizada de forma sustentável, minimizando possíveis impactos ao meio ambiente.
Em 2017, cerca de 180 alunos das escolas estaduais Mario Cardoso Franco e Antônio Magalhães Bastos, ambas localizadas nas proximidades da obra, tiveram aulas complementares ao conteúdo programático proposto pela Secretaria de Ensino, principalmente, para as disciplinas de Biologia, História, Sociologia e Geografia, que incluem conhecimentos sobre as características físicas, bióticas e socioeconômicas da região.
Os temas abordados se referem aos ecossistemas terrestres e aquáticos; medidas individuais, coletivas e do poder público que minimizam os efeitos das interferências humanas nos ciclos da matéria; tecnologias ambientais para a sustentabilidade ambiental; conferências internacionais e os compromissos e propostas para a recuperação dos ambientes brasileiros; e condições do solo, da água e do ar.
Neste ano, o programa foi realizado em quatro etapas, iniciadas com a capacitação dos professores, seguida de duas atividades de formação dos alunos e uma atividade livre de encerramento. Em 2018, o projeto terá continuidade e contemplará outras escolas estaduais da região.
Encerramento do Programa de Educação Ambiental
Data: 28/11/2017 (terça-feira)
Local: Escola Estadual Mario Cardoso Franco
Horário: 10h
Endereço: Rua Embaixador José Carlos de Macedo Soares, 745 - Jardim Bela Vista, Taubaté
Local: Escola Estadual Antônio Magalhães Bastos
Horário: 14h
Endereço: Avenida Coronel Francisco Gomes Vieira, 216 – Alto de São Pedro, Taubaté
Assessoria de Imprensa
Tatianne Souza
Thais Saraiva