Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para mais informações, consulte também o "X", antigo Twitter e o mapa interativo do site.

Assessoria de imprensa: imprensa@ecopistas.com.br

Concessionárias transformam uniformes usados em cobertores que serão doados a seis municípios paulistas

Publicado em 19 de ago de 2025 às 12:00

Ação de empresas do Grupo EcoRodovias reaproveita resíduos têxteis e beneficia comunidades vulneráveis no inverno

Itaquaquecetuba, 19 de agosto de 2025 - As concessionárias Ecovias Imigrantes, Ecovias Leste Paulista e o Ecoporto, todas administradas pelo Grupo Ecorodovias, realizaram mais uma edição de uma iniciativa que alia sustentabilidade e responsabilidade social. Mais de 2.400 quilos de uniformes usados por colaboradores foram destinados à reciclagem e convertidos em 2.000 cobertores, que estão sendo entregues aos Fundos Sociais de Solidariedade de seis municípios paulistas, entre eles, Diadema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, São Vicente, Cubatão e Santos.

Em Santos, foram doados 1.500 cobertores e mais de 350 itens de higiene ao Fundo Social de Solidariedade, que fará a entrega na Comunidade de São Sebastião, ampliando o alcance da ação para além da doação de agasalhos e reforçando o cuidado com a saúde e bem-estar das famílias beneficiadas.

A ação contribui para o descarte ambientalmente correto de resíduos têxteis e oferece apoio direto a famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente durante o período de baixas temperaturas. Desde o início do projeto, em 2022, já foram recicladas mais de 7 toneladas de uniformes, possibilitando a confecção de aproximadamente 7.200 cobertores.

“Acreditamos que nosso compromisso vai além da mobilidade. Cuidar das pessoas e do meio ambiente também faz parte da nossa atuação. Quando conseguimos transformar um resíduo, como o uniforme usado, em um item de utilidade essencial para quem mais precisa, cumprimos um papel socioambiental relevante e reforçamos o valor da economia circular, garantindo as premissas da agenda 2030. É uma forma de conectar nosso trabalho diário nas rodovias com ações concretas de impacto positivo na vida de comunidades”, afirma Jefferson Cleber da Silva Junior, coordenador de Sustentabilidade da Ecovias Imigrantes e Ecovias Leste Paulista.
O processo de reaproveitamento dos tecidos é feito por meio da desfibração, técnica que transforma os uniformes descartados em novos fios têxteis. Esses fios são reutilizados na produção dos cobertores, mantendo o ciclo de circularidade dos materiais e contribuindo para a redução do volume de resíduos enviados a aterros.

A iniciativa reforça o alinhamento das concessionárias do Grupo Ecorodovias aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles que tratam da redução das desigualdades sociais, da promoção de padrões de consumo e produção responsáveis e da mitigação das mudanças climáticas.